quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sorteios

Lembro-me de ser miúdo e ver em directo os sorteios do calendário da liga de futebol, na altura ainda com 18 equipas.
Passava-se mais ou menos deste modo:

  • Um calendário completo (ou só de uma volta, para a segunda é só trocar a ordem) colocado bem à vista de todos num ecrã, com números de 1 a 18 emparelhados no lugar das equipas.

  • Depois tirava-se uma bolinha com o nome de uma equipa e outra com um número.

  • No lugar do calendário onde estava o número passava a figurar o nome da equipa.

Depois de um ano em que Benfica, Sporting e corruptos jogaram todos os jogos entre si nas primeiras 4 jornadas de cada volta os sorteios passaram a ter restrições (em nome do interesse da prova, que não é mais que o interesse de alguns chulos, mas adiante).

O método anterior deixou de ser possível pois havia combinações que não podiam ocorrer.
A solução, teoricamente, passa por todas as combinações que cumprem as restrições estarem previamente feitas e numeradas, sendo depois tiradas umas bolas de uma tômbola, ao género do sorteio da lotaria, que perfazem o número da combinação que corresponde ao calendário que virá a ser adoptado.


Este método como, qualquer pessoa de bom senso percebe, tem tudo para ser uma coisa manhosa. Ninguém me tira da ideia que não há porra de sorteio nenhum, que o calendário está decidido previamente, que as meninas que tiram as bolinhas da tômbola estão só a adoçar a vista de quem assiste, porque tirem a bolinha que tirarem não faz diferença. Se sai o número 45893027 é aquele calendário e se sair o 14389036 é o mesmo calendário.

Mais seguro fiquei quando li o testemunho de outro blogger benfiquista que, indo assistir a um dos sorteios enquanto jornalista, pediu os calendários todos para comparar se era de facto a chave que saia no sorteio que correspondia ao calendário divulgado e lhe recusaram as chaves.

A partir daí está tudo dito.
Quais são as probabilidades de dois clubes, em cinco anos, jogarem três vezes entre si nas duas últimas rondas sempre na casa do mesmo.
Poucas. Mas o corruptos-Benfica foi na penúltima jornada em 2009/2010, 2012/2013 e agora na última em 2013/2014.

Penso estar tudo dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Amantes de corruptos, gente que venha defender o chefe mafioso Pinto da Costa, ou a sua Guarda Pretoriana, escusa de comentar. Não serão aceites.
Isto é um local com higiene.